Tendências de arquitetura e interiores para 2022

Sem categoria

Nos últimos anos, a estética mais estéril ou fria perdeu força e abriu espaço para ambientes mais confortáveis e acolhedores, tanto em espaços comerciais quanto nos residenciais. Até mesmo a moda aderiu a essa ideia, impulsionada especialmente pela necessidade de confinamento.


Dentro dessa perspectiva, os espaços passaram a apresentar uma mistura de estilos, e adotaram cores mais vibrantes e formas orgânicas. Ainda assim, foram mantidos os tons pastéis que ajudam na sensação de tranquilidade, e começaram a ser usadas camadas decorativas, mantendo o minimalismo e adicionando um melhor aproveitamento ao espaço.


Isso porque as casas nem sempre tem tanto espaço disponível, mas precisam se adequar a diferentes atividades. Para melhor atender essa demanda, também ganharam valor os espaços integrados, que favorecem a convivência em ambientes amplos e aconchegantes. Veja mais algumas tendências de arquitetura e interiores para o ano de 2022.

Praticidade

Essa é uma das tendências para o próximo ano: móveis e peças decorativas fáceis de usar e combinar. Esses elementos, que podem ser utilizados em situações diversas, marcam uma fase em que as pessoas não têm muito tempo a perder e precisam otimizar o espaço de casa.


Então, se você gosta de praticidade e conforto, uma boa opção é apostar nos móveis que mudam de posição para atender diferentes necessidades como bancos que viram mesas, peças que podem ser guardadas uma dentro da outra ou aquelas com design versátil, para serem usadas do home office ao happy hour.

Deixamos aqui um spoiler: os detalhes dourados vão estar com tudo. 

Natureza e o estilo boho

Plantas como parte da decoração, além de levar vida e conforto ao ambiente, dão um colorido todo especial para os cômodos da residência. Elas podem ficar em vasos dentro de casa, seja no chão, nas mesas, suspensas pelo teto ou até mesmo em painéis.

Ficam bem também fora de casa,  na varanda, e ainda há aquelas adequadas para locais com menos iluminação e circulação de ar. Saber compor com esses elementos, dá um charme todo especial à decoração.


Paredes em tons terrosos e a integração entre ambiente externo e interno, também são tendências. Soma-se a isso o uso de materiais em madeira e a iluminação natural. No estilo boho, as peças e tecidos naturais ganham destaque. Tapetes, cores vivas e texturas específicas fazem parte desse conjunto.

Quando adotados em equilíbrio, deixam o ambiente mais confortável e descontraído. As formas arredondadas vêm conquistando espaços há algum tempo e devem continuar. Em 2022, tanto na decoração quanto nos móveis e espaços arquitetônicos, as estruturas arredondadas e sem arestas rígidas ressaltam a ideia de aconchego.

Minimalismo e sustentabilidade

Como já falamos, uma das diretrizes é: funcionalidade e praticidade. Bom, nessa onda entra o minimalismo. Não há mais espaço ou tempo para coisas que não agregam valor ou não tem mais uso.


Ao adotar essa tendência, o espaço livre é mais valorizado, melhorando a circulação de ar e acolhendo um maior número de pessoas. Neste tipo de ambiente a cor também é relevante, sendo recomendada uma paleta mais suave,  principalmente com tons de bege e cinza.


E para você, o que é tendência para o ano que se inicia?
Saber o que estará em alta é bacana, mas, o mais importante, é saber o que você valoriza e não pode faltar na sua casa. Então conte para a gente, e vamos te ajudar a tornar real o ambiente dos seus sonhos!

Veja outros POSTS